Dia Internacional do Jovem Trabalhador

A data relembra a importância de geração de oportunidade para a juventude.
É comemorado no dia 24 de abril, o dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data foi instituída para gerar conscientização sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude.

O objetivo da data é ressaltar a importância dos jovens no mundo do trabalho mundial, e romper preconceitos sobre a contratação de pessoas sem experiência. A população jovem é a mais afetada pelo desemprego, e para mudar este cenário é fundamental que os empregadores entendam que a juventude tem muito para acrescentar.

Contratar um jovem inexperiente é fazer um investimento para o futuro do próprio negócio, uma vez que os estudantes chegam aos locais de trabalho com uma mentalidade diversa, ávidos por trabalhar, se engajando com a equipe e sendo capaz de contribuir para oxigenar as ideias e processos da organização.

Oportunidades para o jovem trabalhador

No Brasil, as duas principais vias de ingresso no mundo do trabalho passam pelos programas de estágio e aprendizagem, que são regidos respectivamente pela chamada Nova Lei do Estágio, estabelecida em 2008,e pela Lei da Aprendizagem (lei nº 10.097/2000), estabelecida no ano 2000.

A legislação descreve o estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Aprendiz Legal

O programa de aprendizagem é uma grande oportunidade para a juventude brasileira de ingressar no mundo do trabalho. Pensado para jovens entre 14 e 24 anos incompletos, a Lei da Aprendizagem é hoje a principal política pública de combate ao trabalho infantil. A lei determina que as empresas determina que uma cota entre 5% e 15% das vagas das companhias consideradas de médio e grande porte seja destinada a estes jovens sendo estudante dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formado. Vale ressaltar que não existe limite de idade no caso de candidatos com deficiência.

De olho em um futuro melhor
O programa do CIEE é referência nacional. Dentre todos os jovens registrados como aprendizes no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), praticamente um quarto foi feito por intermédio do CIEE no ano passado.

Com a parceria das empresas, empenho dos jovens e a integração das instituições de terceiro setor, é possível pensar em um futuro mais justo e de sucesso para o jovem trabalhador.

Fonte: CIEE