Outubro Rosa – Sethop Abraça essa Causa

Declare Seu Amor por Você

Faça Você mesmo o auto exame

A prevenção é o melhor remédio

Em pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seios e a superfície e o contorno das mamas.

Levante um dos braços para que o músculo peitoral se exponha. Apolpe no sentido horário, percorra à toda a mama. Não se esqueça de examinar, também.

Em pé, faça também movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos.Para facilitar, faça os movimentos no sentido horário.

Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda (repita o procedimento na outra mama). Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas.

Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e verifique se sai alguma secreção.

7 Dicas para Evitar o Câncer de Mama

1 Não fume!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700
substâncias tóxicas e cancerígenas, que são inaladas por fumantes e
não fumantes.

2 Alimentação Saudável Protege
Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer.
A alimentação deve ser saborosa, incluir alimentos regionais e proporcionar prazer e saúde.

3 Mantenha o peso corporal adequado
Além de manter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado estão entre as principais formas de evitar o câncer. Por isso, controle o peso por meio de uma boa
alimentação e realize exercícios físicos.

4 Pratique atividades físicas
Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou buscar esportes como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Enfim, encontre uma modalidade que você goste e aproveite o momento, sozinho ou acompanhado, o importante é encaixar a atividade física na sua rotina.

5 Amamente
A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de seis meses da criança, deve-se complementar
a amamentação conforme a dica sobre alimentação saudável e proteção contra o câncer.

6 Faça exames preventivos
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame, seguir as orientações médicas e, se for o caso, o tratamento indicado.

7 Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
Em qualquer quantidade, seu consumo contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Clique aqui e Imprima a Cartilha