8 de Março – Dia da Mulher, o que temos para comemorar?

8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, mas como muita gente não sabe, é que esse dia não é dia de comemorar, mas sim de manifestar.

Março é o Mês Nacional da História da Mulher, mas como as mulheres fazem história durante o ano todo, isso levanta a questão:

Por que março? Este mês é significativo para as mulheres ou é apenas um mês escolhido arbitrariamente no calendário?

A resposta envolve um pouco de história e um pouco de coincidência.

O Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, tem sido celebrado de alguma forma desde 1911. A data foi oficialmente comemorada pelas Nações Unidas em 1975 e, dois anos depois foi reconhecida de forma oficial pela ONU.

Março é considerado o mês da mulher já que no dia 8 é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data é sinônimo de luta pela igualdade e em todo o planeta é marcada por manifestações a fim de dar visibilidade à causa.

Por isso 8 de março, não somente esse dia mas sim o mês de março é considerado uma data muito importante principalmente para a classe trabalhadora, buscando melhorias nas condições de trabalho, igualdade de gênero, dentre outras mais.

Feminicídio, genocídio, direitos trabalhistas violados, leis desiguais, esses são alguns de tantas diferenças sofridas pelas mulher ao redor do planeta, por isso pedimos que seja cumprindo IV Conferência Mundial sobre a Mulher com tema central “Ação para a Igualdade, o Desenvolvimento e a Paz”.

Por isso devemos continuar lutando.

Viva as mulheres do Mundo, em especial as Brasileiras.

Antonio Otaviano Mendes
PRESIDENTE